A história de Jaguariúna remonta aos tempos do antigo Caminho dos Goyazes, quando por ali passaram bandeirantes, tropeiros e boiadeiros rumo a Goiás e Mato Grosso em busca de ouro. Desbravando os ermos, semearam pousos, entrepostos de provisões e lugarejos que, pouco a pouco, se transformaram em vilas e cidades. Jaguariúna é uma delas.
Das roças primitivas floresceram os engenhos de açúcar até meados do século XIX. A implantação de engenhos, tocados por mão de obra escrava, ajuda a alavancar o crescimento do lugarejo. A crise internacional do açúcar, em 1860, faz a cana entrar em decadência. Mas Jaguariúna iria conhecer um novo ciclo de desenvolvimento impulsionado pelo cultivo do café, o ouro negro dos fazendeiros, que na primeira metade do século XIX começou a substituir os canaviais pelos cafezais. Surgia assim uma nova elite brasileira, os barões do café, que iria reinar aqui, e em outros cantos do Brasil, até quase meados do século XX.
Fonte: https://municipio.jaguariuna.sp.gov.br/governo/1/historia-de-jaguariuna.html
O marco do Caminho pro Interior - km 388, está localizado na Igreja Santa Maria, na Rua Cel. Amâncio Bueno, 688, Centro, Jaguariúna/SP.
Alimentação
Padaria Gottardo
Rua Alfredo Engler, 286 Centro
Telefone para contato: 19 38671329
Horário de funcionamento: seg a sab - das 06 às 21 horas - Dom - das 06 às 13 horas
https://www.instagram.com/padariagottardo/
Local para carimbar