Joaquim Egídio


CAMPINAS

Situada na parte Leste de São Paulo, Campinas se destaca como polo metropolitano, conta com uma logística privilegiada e das 500 maiores empresas do mundo, 50 têm filiais em sua região metropolitana. Suas universidades estão entre as melhores do Brasil, concentrando 15% de toda a produção científica nacional. Campinas também surpreende oferecendo uma ótima qualidade de vida. Conta com uma população estimada em cerca de 1,2 milhões de habitantes distribuída por seis distritos (Joaquim Egídio, Sousas, Barão Geraldo, Nova Aparecida, Campo Grande e Nova Aparecida) e centenas de bairros.

 

JOAQUIM EGÍDIO 
Surgiu em função das fazendas cafeeiras e se desenvolveu com o estabelecimento do Ramal Férreo Campineiro, estabelecido na década de 1890 e extinto em 1960, que ligava Joaquim Egídio à Estação Campinas (atualmente Estação Cultura). Tem seu nome em homenagem a Joaquim Egídio de Sousa Aranha, o Marquês de Três Rios. Foi desmembrado do distrito de Sousas em 1959. Seu acesso se dá pela Rodovia José Bonifácio Coutinho Nogueira (SP-81) e está localizado a cerca de 15 km do centro de Campinas. Atualmente é o distrito menos populoso da cidade, e o mais distante e rural dos distritos, sendo que nos últimos anos, tem tido um grande aumento populacional em função dos condomínios fechados.


Participa da APA CAMPINAS e é sede do Observatório Municipal Jean Nicolini, inaugurado em 1977 como Estação Astronômica de Campinas, foi o primeiro observatório municipal do Brasil, além de ser pioneiro na oferta de ação educativa regular. Estrada do Capricórnio, s/nº – Serra das Cabras - Distrito de Joaquim Egídio. Email: observatorio.municipal@campinas.sp.gov.br Telefone: (19) 3298.6566.

O marco do Caminho pro Interior - km 334,1, está localizado na Igreja de  São Joaquim e São Roque, na Rua José Inácio, 136, Campinas, Distrito de Joaquim Egidio.

 



Joaquim Egídio