Jornal do Nordeste


CAMINHO PRO INTERIOR desbrava SP e MG

 

Dezoito cidades, distribuídas em cerca de 400 quilômetros de percurso entre São Paulo e o sul de Minas Gerais, formam a nova rota de peregrinação religiosa e turística do Brasil. O Caminho pro Interior terá seu primeiro trecho, de 49,9 km, inaugurado no próximo dia 26 de outubro, a partir da cidade de Amparo (distante 133,6 km da capital paulista).

Tanto para quem busca transformação pessoal quanto para quem curte o ecoturismo, o roteiro oferece uma excelente oportunidade de contato com os cenários exuberantes da Serra da Mantiqueira.

Capitaneado por cinco empreendedoras, o projeto prevê que todo o trajeto seja realizado em estradas públicas, a maioria rurais, de forma a permitir que qualquer pessoa com preparo físico adequado possa participar, preferencialmente a pé, em bicicleta ou a cavalo. A previsão é que até junho do próximo ano o roteiro completo já esteja sinalizado e disponível aos viajantes. As inaugurações serão feitas de três em três municípios, para que possamos ir sensibilizando as comunidades para as oportunidades de negócios e de desenvolvimento local, conta uma das idealizadoras, Laura Santi. Segundo ela, o itinerário prevê qie cada marco oficial do caminho fique ao lado da principal igreja de cada cidade. “Dessa maneira, incentivamos a movimentação da economia local e a interação com as pessoas” diz Laura.

Para a estréia, estão sendo cobradas taxas de R$40,00 (um dia) e R$60 (dois dias), incluindo credencial e pulseira de identificação, carro de apoio, água, isotônico, frutas e transporte de mochilas, além de transporte coletivo de retorno a Amparo. No futuro, a idéia é que haja apenas um custo de inscrição, com direito ao passaporte que certifica o peregrino. Entretanto, uma agência ligada ao Caminho oferecerá serviços específicos para quem desejar contratar, por exemplo, transporte até o ponto de partida da caminhada, reservas de hospedagem, alimentação e seguro. Mais contato@caminhoprointerior.com.br.



Jornal do Nordeste